A EMEF Burlamaqui já iniciou seu projeto em homenagem ao centenário de Altamira. Uma das atividades propostas é a construção de “Biografias Altamirenses” sob a orientação da professora de Língua Portuguesa (Alice Pinheiro), visando conhecer a história de vida de cidadãos que fizeram (e fazem) parte da construção histórica de Altamira.
Profª Alice Pinheiro |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO PROJETO “BIOGRAFIAS AUTORIZADAS” (PERSONALIDADES DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA)
HABILIDADES:
· Ler o texto biográfico como fonte de pesquisa e informação;
· Comparar autobiografia e biografia, percebendo semelhanças e diferenças que caracterizam esses gêneros;
· Compreender as diferenças entre a vida de uma pessoa e a representação dessa vida em um texto;
· Relacionar conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores próprios com biografia em leitura;
· Reconhecer palavras ou expressões, marcadores de tempo, que garantem a seqüência cronológica da narrativa biográfica;
· Observar que existem biografias escritas em forma de quadrinhos;
· Escrever biografias:
· * pesquisando e selecionando dados relevantes que permitam representar a trajetória de vida de uma pessoa;
· * organizando episódios narrados em uma seqüência cronológica;
· * narrando em 1ª ou 3.ª pessoa;
· * usando palavras ou expressões que marquem o tempo: advérbios, locuções adverbiais, orações adverbiais;
· * empregando os tempos verbais pretéritos perfeitos e/ou imperfeito, conforme os efeitos de sentido desejados.
· Debater aspectos biográficos, relacionando-os ao contexto em que viveu o sujeito biografado;
· Exposição oral de biografias de personalidades de destaque da sociedade ou de “pessoas comuns”;
CONTEÚDO:
· Gênero: texto narrativo, descritivo, relato;
· Estrutura do texto: começo, meio e fim;
· Pontuação.
ANOS: 8.º (quatro turmas: 701, 702, 703 e 704).
TEMPO ESTIMADO: do 1.º ao 4.º bimestre.
MATERIAL NECESSÁRIO: dicionário, quadro branco, pincel, cartolina, cola, tesoura, caneta, lápis, caderno, livro didático, livros paradidáticos, máquina fotográfica, celular, computador, impressora, papel ofício.
DESENVOLVIMENTO:
01- Aula expositiva e explicativa a respeito do tema “Biografia”;
02- Escrita do assunto e de texto biográfico utilizando o livro didático, bem como a interpretação oral e escrita do referido texto, além da consulta ao dicionário para conhecer o significado das palavras e verificar a ortografia destas para correção;
03- Visita à biblioteca da escola para pesquisa e escrita, em dupla, de biografias de pessoas importantes como escritores (as), autores (as) e outras personalidades;
04- Montagem de mural com os textos biográficos pesquisados;
05- Discussão com a coordenação e direção da escola a respeito do projeto envolvendo personalidades de Altamira, e escolha dos referidos nomes para a entrevista;
06- Distribuição dos nomes entre as quatro turmas e formação das equipes para as entrevistas;
07- Produção e entrega de ofícios às referidas pessoas;
08- Período de entrevistas e transcrição destas pelos alunos;
09- Produção dos textos biográficos dos entrevistados, em sala de aula, pela equipe responsável por cada personalidade, sob a orientação da professora;
10- A correção, pela professora, das produções feitas por cada equipe;
11- Refacção das produções para posterior digitação;
12- Montagem das produções, bem como todo o layout necessário para a produção do livro;
13- Revisão, correção e impressão do livro;
14- Culminância do projeto no pátio da referida escola com a presença das personalidades que fizeram parte do livro, comunidade escolar e demais convidada.
AVALIAÇÃO: Contínua. Observando o desempenho do aluno em grupo e individualmente, além da contribuição de cada aluno para o sucesso deste trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BELTRÃO, Eliana Santos, Tereza Gordilho. Novo Diálogo, 7.ª. – 1. Ed. – São Paulo: FTD, 2006.
OLIVEIRA, Gabriela Rodella de, RODRIGUES, Flávio Nigro, CAMPOS, João Rocha. A Arte da Palavra, 8.º ano. 1. ed. – São Paulo: Editora AJS Ltda, 2009.
Registros Fotográficos e Vídeos dos Entrevistados
Jôney Lopes (Cantor)
João Mato Grosso (Empresário)
Nenhum comentário:
Postar um comentário