SEQUÊNCIA DIDÁTICA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
PROFESSORA: ALICE PINHEIRO DE ANDRADE (na foto ao lado)
HABILIDADES:
- Identificar tema e idéia central em diferentes tipos de textos;
- Estabelecer relações entre a linguagem verbal e a não verbal;
- Localizar informações explícitas nos textos;
- Inferir informações implícitas;
- Ler e analisar elementos que compõem uma história em quadrinhos;
- Reconhecer palavras (onomatopéias) ou expressões, e outros marcadores da narrativa em quadrinhos;
- Reconhecer gêneros e subgêneros e, formatos longos (graphic novels) ou curtos (tirinhas) com ou sem a presença de linguagem verbal;
- Observar que existem vários estilos de HQs, como as de super-heróis, as de humor, as de terror, as educacionais, as biográficas e as autobiográficas, etc;
- Interpretar corretamente a linguagem verbal e não verbal apresentada nos quadrinhos;
- Criar um roteiro no qual encaixe personagens para a HQ;
- Produzir uma HQ empregando a sequência textual, recursos linguísticos e não verbais, além da pontuação adequada;
- Atribuir título adequado à HQ;
- Compreender a integração dos dois códigos linguísticos, o visual e o verbal, e refletir sobre a relação entre eles na construção das HQs;
- Identificar o uso de marcas de oralidade nas HQs;
- Perceber o desenvolvimento linear cronológico em que há situação inicial, desenvolvimento e o desfecho final da narrativa;
- Usar formas ortográficas regulares;
- Comparar histórias de diferentes gerações e discutir no que elas se diferenciam quanto á temática, à caracterização dos personagens, o vocábulo empregado.
CONTEÚDO:
- HQs: estrutura do texto em quadrinho;
- Regras ortográficas;
- Figuras de linguagem: metáforas, comparação, onomatopéias, hipérbole;
- Conotação e denotação;
- Pontuação;
- Linguagem verbal e não verbal.
ANO: 9.º ano / 8.ª série
TEMPO ESTIMADO: de fevereiro a maio.
MATERIAL NECESSÁRIO: Gibis, lápis, borracha, giz de cera, lápis de cor, caderno, papel ofício, pincéis, revistas e livro didático.
DESENVOLVIMENTO:
1.ª etapa: conversa com os alunos a respeito das HQS a serem trabalhadas em sala de aula, e manuseio de gibis para leitura e familiarização com o gênero a ser estudado;
2.ª etapa: leitura no livro didático, logo após a escrita do assunto;
3.ª etapa: interpretação oral e escrita com estudo detalhado da estrutura das HQs e para sanar possíveis dúvidas;
4.ª etapa: criação individual de personagem de HQ, bem como as suas falas nos diversos tipos de balões utilizando os elementos visuais, a pontuação e as onomatopéias;
5.ª etapa: formação dos grupos para produção de uma HQ sobre o tema DENGUE;
6ª etapa: esboço da HQ no caderno com toda a sua estrutura (balões, falas, metáforas, onomatopéias);
7.ª etapa: análise das HQs e posterior correção coletiva para refacção das mesmas realizadas nos grupos;
8.ª etapa: pintura das HQs nos grupos;
9.ª etapa: avaliação do trabalho realizado verificando as dificuldades encontradas e os pontos positivos deste;
10.ª etapa: culminância do trabalho para socialização com a comunidade escolar.
ALGUMAS IMAGENS
É preciso promover atividades prazerosas, incentivando os estudantes a praticar a leitura e a escrita. A História em Quadrinhos foi uma das experiências vivenciadas, e muitas outras podem ser realizadas.
ResponderExcluirMuito legal o trabalho da nossa querida professora ALICE PINHEIRO, uma professora nota mil, que luta por tudo, pelo o aluno, beijos e tchau tchau..
ResponderExcluirass: HIGOR FELIPE COOREA DA SILVA
afff
ResponderExcluir