Este projeto foi desenvolvido sob a tutoria Alice Pinheiro (na foto) , professora de Língua Portuguesa, visando o exercício da leitura e da escrita por seus alunos do 7º e 8º ano.
Habilidades
Habilidades
Língua Portuguesa
* Conhecer os modos de recepção das narrativas de cordel;
* Ouvir diversos versos de cordel, cantados por poetas ou outros interpretes;
* Ler romances e folhetos de diferentes temáticas;
Identificar temas e tipos da narrativa de cordel;
* Identificar versos e estrofes;
* Identificar temas e tipos das narrativas de cordel: pelejas, romances históricos, histórias de amor, narrativas de acontecimentos sensacionais e atuais.
* Escrever narrativa de cordel relacionando o tema e o tipo de narrativa de cordel e a função que se pretende priorizar.
Geografia
* Classificar e ordenar em diferentes lugares identicando possíveis ações para a preservação dos recursos naturais;
* Observar e identificar elementos da natureza local, considerando o clima, relevo, vegetação, hidrografia, fauna e a flora.
* Reconhecer formas e possibilidades de transformaçãoda natureza avaliando seu uso predatório;
* Descrever a paisagem do lugar onde vive.
Conteúdos
* Narrativa de cordel: estrutura, ortografia, gramática.
* Meio ambiente: degradação e preservação;
* Espaço geográfico local.
* Anos: 7ª série/8º ano
* Tempo estimado: 2 meses
* Material necessário: folhetos, livro didático, livros de literatura de cordel, CD, microssistem, quadro magnético/negro, pincel/giz, caderno, lápis, borracha, caneta, papel ofício, computador e impressora.
Desenvolvimento
O presente projeto foi organizados em etapas diferentes.
1ª etapa: Preparação, planejamentoe aquisição de materiais junto à Coordenação Pedagógica;
2ª etapa: Apresentação da proposta aos alunos e sua familiarização com os diversos tipos de narrativa de cordel, bem como a contextualização histórica e conceitual da narrativa de cordel.
3ª etapa: Escolhas de temas para produção textual coletiva através de votação.
4ª etapa: Produção de texto coletivo tendo o professor como escriba, instigando os alunos a contribuir com suas ideias.
5ª etapa: A reescrita, com frequência, das produções para as possíveis correções de ortografia, gramática, coerência, coesão e estética.
6ª etapa: Digitação, edição e impressão das produções textuais coletivas.
7ª etapa: Culminância no pátio da Escola Burlamaqui onde cada turma declamará sua produção realizada .
1ª etapa: Preparação, planejamentoe aquisição de materiais junto à Coordenação Pedagógica;
2ª etapa: Apresentação da proposta aos alunos e sua familiarização com os diversos tipos de narrativa de cordel, bem como a contextualização histórica e conceitual da narrativa de cordel.
3ª etapa: Escolhas de temas para produção textual coletiva através de votação.
4ª etapa: Produção de texto coletivo tendo o professor como escriba, instigando os alunos a contribuir com suas ideias.
5ª etapa: A reescrita, com frequência, das produções para as possíveis correções de ortografia, gramática, coerência, coesão e estética.
6ª etapa: Digitação, edição e impressão das produções textuais coletivas.
7ª etapa: Culminância no pátio da Escola Burlamaqui onde cada turma declamará sua produção realizada .
Avaliação: A avaliação será feita conforme os seguintes critérios:
* Participação
* Empenho
* Desempenho (produção oral e escrita)
* Participação
* Empenho
* Desempenho (produção oral e escrita)
Este trabalho resultou em belas produções textuais, confira:
Burlamaqui: Nossa
Escola,Nossa Casa
I
No Estado do Pará
A
beleza de tudo se admira
Nesse
estado existe
A
cidade de Altamira
Grande,
bela, hospitaleira
Que
do mirante tudo se mira.
II
Cidade
mais bela
Impossível
sair do coração
Em
tudo se destaca
Principalmente
na Educação
Aqui
viemos demonstrar
Com
toda nossa gratidão.
III
Somos Alunos da 703
Felizes como pássaros no
céu
Estudamos com afinco
A literatura de Cordel
Para
a Escola Burlamaqui
Tiramos o nosso chapéu.
IV
Nossa escola é muito jovem
Em
1995 foi inaugurada
O
mês era dezembro
Época
de grande invernada
Por
moradores e autoridades
Foi
bastante aclamada.
V
A
escola era esperada
Com
grande ansiedade
Pelas
mães, pais
Jovens
e a terceira idade
Para
todos estudarem
Com
grande felicidade.
VI
José
Edson Burlamaqui de Miranda
Este
nome a escola recebeu
Em
homenagem a um grande homem
Que
em Belém nasceu
Morou
muito tempo em Altamira
Onde vários cargos exerceu.
VII
Foi prefeito de Altamira
De 1958 a 1962
Nesse tempo iniciou
Nova fase
administrativa, e depois
Criou:secretarias
municipais
Biblioteca, estradas,
bons projetos propôs.
VIII
Mas deixemos de lado
A vida desse cidadão
Um dos melhores
prefeitos
Dessa imensa região
Que Deus lhe recompense
Com a eterna salvação.
IX
Voltemos para a nossa escola
Por todos nós amada
Espaço tranqüilo, feliz,
limpo
E de muita gente educada
Que merecem aqui estar
Trilhando a vida
sonhada.
|
eu queria saber qual o resumo da historia do livro do 8º ano O PRIMEIRO AMOR
ResponderExcluir