Narrativas de Cordel: Atualidades

Este projeto foi desenvolvido sob a tutoria Alice Pinheiro (na foto) , professora de Língua Portuguesa, visando o exercício da leitura e da escrita por seus alunos do 7º e 8º ano.
Habilidades                 
 
Língua Portuguesa

* Conhecer os modos de recepção das narrativas de cordel;
* Ouvir diversos versos de cordel, cantados por poetas ou outros interpretes;
* Ler romances e folhetos de diferentes temáticas;
Identificar temas e tipos da narrativa de cordel;
*  Identificar versos e estrofes;
* Identificar temas e tipos das narrativas de cordel: pelejas, romances históricos, histórias de amor, narrativas de acontecimentos sensacionais e atuais.
* Escrever narrativa de cordel relacionando o tema e o tipo de narrativa de cordel e a função  que se pretende priorizar.

Geografia

 * Classificar e ordenar em diferentes lugares identicando possíveis ações para a preservação dos recursos naturais;
 * Observar e identificar elementos da natureza local, considerando o clima, relevo, vegetação, hidrografia, fauna e a flora.
 * Reconhecer formas e possibilidades de transformaçãoda natureza avaliando seu uso predatório;
  * Descrever a paisagem do lugar onde vive.

 Conteúdos

* Narrativa de cordel: estrutura, ortografia, gramática.
* Meio ambiente: degradação e preservação;
* Espaço geográfico local.
* Anos: 7ª série/8º ano

* Tempo estimado: 2 meses

* Material necessário: folhetos, livro didático, livros de literatura de cordel, CD, microssistem,  quadro magnético/negro, pincel/giz, caderno, lápis, borracha, caneta, papel ofício, computador e impressora.

Desenvolvimento
O presente projeto foi organizados em etapas diferentes.

1ª etapa: Preparação, planejamentoe aquisição de materiais junto à Coordenação Pedagógica;

2ª etapa: Apresentação da proposta aos alunos e sua familiarização com os diversos tipos de narrativa de cordel, bem como a contextualização histórica e conceitual da narrativa de cordel.

3ª etapa: Escolhas de temas para produção textual coletiva através de votação.

4ª etapa: Produção de texto coletivo tendo o professor como escriba, instigando os alunos a contribuir com suas ideias.

 5ª etapa: A reescrita, com frequência,  das produções para as possíveis correções de ortografia, gramática, coerência, coesão e estética.

6ª etapa: Digitação, edição e impressão das produções textuais coletivas.

7ª etapa: Culminância no pátio da Escola Burlamaqui onde cada turma declamará sua produção realizada . 


Avaliação: A avaliação será feita conforme os seguintes critérios:
* Participação
 * Empenho
* Desempenho (produção oral e escrita)‏
 Este trabalho resultou em belas produções textuais, confira:

Burlamaqui: Nossa Escola,Nossa Casa

         I

        No Estado do Pará
       A beleza de tudo se admira
        Nesse estado existe
        A cidade de Altamira
        Grande, bela, hospitaleira
        Que do mirante tudo se mira.
                   II
        Cidade mais bela
        Impossível sair do coração
      Em tudo se destaca
         Principalmente na Educação
      Aqui viemos demonstrar
         Com toda nossa gratidão.
                 III
          Somos Alunos da  703
          Felizes como pássaros no céu
          Estudamos com afinco
          A literatura de Cordel
               Para a Escola Burlamaqui
          Tiramos o nosso chapéu.
                           IV
    Nossa escola é muito jovem
    Em 1995 foi inaugurada
    O mês era dezembro
    Época de grande invernada
    Por moradores e autoridades
    Foi bastante aclamada.
                V                                              
    A escola era esperada
    Com grande ansiedade
    Pelas mães, pais
    Jovens e a terceira idade
    Para todos estudarem
    Com grande felicidade.
               VI
   José Edson Burlamaqui de Miranda
   Este nome a escola recebeu
   Em homenagem a um grande homem
   Que em Belém nasceu  
   Morou muito tempo em Altamira
              Onde vários cargos exerceu.
                  VII                                          
  Foi prefeito de Altamira
  De 1958 a 1962
  Nesse tempo iniciou
  Nova fase administrativa, e depois
  Criou:secretarias municipais
  Biblioteca, estradas, bons projetos propôs.
               VIII
 Mas deixemos de lado
 A vida desse cidadão
 Um dos melhores prefeitos
 Dessa imensa região
 Que Deus lhe recompense
 Com a eterna salvação.                                                
                 IX
 Voltemos para a nossa escola
 Por todos nós amada
 Espaço tranqüilo, feliz, limpo
 E de muita gente educada
 Que merecem aqui estar
 Trilhando a vida sonhada.
 


               


Um comentário:

  1. eu queria saber qual o resumo da historia do livro do 8º ano O PRIMEIRO AMOR

    ResponderExcluir