Dia Nacional de Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A EMEF Burlamaqui preocupada com a evidência do abuso sexual de crianças e adolescentes, realizou um trabalho de prevenção em defesa dos direitos e da dignidade desses pequenos cidadãos. Este projeto foi idealizado e coordenado pela profª Mariene Almeida (Coordenadora do Comitê em Defesa da Criança e do Adolescente e membro do Movimento de Mulheres - na foto). 

Tema
Abuso e exploração sexual: Lutando a favor da dignidade e contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Objetivo
Promover momentos de discussão, prevenindo, alertando e despertando a conscientização dos educando sobre o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
 Procedimentos Metodológicos
O presente projeto será desenvolvido durante o mês maio do corrente ano e tem como público alvo os estudantes do Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano. Para realização do mesmo foi feita uma reunião pedagógica com participação da coordenação e de todos os professores para planejar as ações. O segundo passo foi a a elaboração do Projeto/documento.
Em seguida, cada professor deverá trabalhar os temas em sala de aula, com realização de oficinas para confecção de cartazes e faixas; distribuição de panfletos. Conseqüentemente uma caminhada junto a outras entidades e, por último a culminância na escola, com palestra ministrada por convidados especiais; exposição de materiais produzidos pelos alunos. 
Equipe do projeto: Aloíde França
Aldenora da Silva
Geruza Bezerra
Mariene Almeida
Maria Sheleide (colaboradora)

Centro de Referência da Assistência Social (CREAS); Movimento de Mulheres e EMEF Burlamaqui distribui panfletos pelas ruas de Altamira





Dia 18 de Maio: Centro de Referência da Assistência Social (CREAS); Movimento de Mulheres e EMEF Burlamaqui realiza caminhada pelas ruas de Altamira








 Culminância do Projeto
No dia 1º de junho de 2011, aconteceu no espaço da Escola Burlamaqui a culminância do Projeto... A mesma contemplou palestras e atividades lúdicas como: apresentações de teatros, de músicas, de danças, de brincadeiras de roda, entre outras.
Teve como convidadas especiais Antônia Martins e Ana Miléo (ambas representantes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – MDCA), as quais ministraram palestras para alunos e professores desta escola. Foi um momento significativo e prazeroso, uma vez que houve informação e orientação a respeito do abuso e exploração sexual, bem como entretenimento onde as crianças divertiram-se bastante. Veja algumas imagens.
Palestrante Antônia Martins

Palestrante Ana Miléo
Plateia de alunos

Professores unidos em defesa dos direitos da criança e do adolescente


Apresentação de musica e dança

Apresentação de teatro

Coreografia da Oração de São Francisco


2 comentários:

  1. nossa ficou muito legal essas fotos almenos podem concentizar muitas pessoas a não praticarem nenhuma exploração sexual de menores!!

    carlos filho turma: 702 turno:manhã

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizar aos professores e aos alunos, que participam desse MOVIMENTO, que ajuda aí no combate ao ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES,à mi nha querida professora MARIENE, ALICE PINHEIRO E JERUZA BEZERRA e a todos os outros professores. Valeu por tudo e Obrigado.
    beijo a todos....
    ass: HIGOR FELIPE CORREA DA SILVA

    ResponderExcluir