segunda-feira, 23 de maio de 2011

Histórico da Escola

Por que Escola Burlamaqui?

José Burlamaqui de Miranda era filho do Dr. José Porfírio de Miranda Neto que foi prefeito de Altamira por duas vezes e deputado estadual. José Burlamaqui foi gerente da Agência do Banco da Amazônia em Altamira, Pará. 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Edson Burlamaqui de Miranda, recebeu esse nome através do Decreto Lei Municipal Nº 587/95, em homenagem a José Edson Burlamaqui de Miranda.


Você sabe quem foi Burlamaqui?

Foto: José Edson Burlamaqui de Miranda
Fonte: Arquivo da Escola (reproduzido por Maria Sheleide (2011)

Na política foi deputado federal e em 1958, Burlamaqui foi eleito prefeito de Altamira. Na época teve seu irmão Newton Miranda como Vice-Governador do Estado.

No período em que governou Altamira realizou importantes obras, entre elas destacam-se: A conclusão do Grupo Escolar Porfírio Neto; iluminação do bairro de Brasília e grande parte do bairro do Recreio; aquisição de grupo gerador diesel elétrico para iluminação pública; abertura de diversas travessas no bairro Perpétuo Socorro e início da construção da Avenida Djalma Dutra; abertura das primeiras estradas de rodagem destinadas ao escoamento da produção agrícola; construção da Estrada dos Panelas; construção da sede do SMER – Serviço Municipal de Estradas e Rodagens (atualmente demolida); construção da sede do Porto de Vitória; criação da Biblioteca e Arquivo Público; criação da secretarias de Administração, Obras, Educação e Saúde, Terras e Finanças; adaptação de uma casa para funcionamento da Delegacia de Polícia; construção da Praça Pio XII, entre outras.

            Quando escola Burlamaqui foi construída?

A escola Burlamaqui teve seu prédio construído no ano de 1995 na gestão do prefeito Maurício Bastazzini. A referida construção se deu pela necessidade de uma Escola de Ensino Fundamental que oferecesse os cursos regular e Supletivo objetivando atender a clientela do bairro e circunvizinha, excedente e escolas já existentes.

Em 1996, foi nomeada a primeira diretora, a pedagoga Raimunda Luiza Magalhães Moreira. A partir de então, começou a funcionar as atividades educacionais da escola com 788 alunos matriculados no Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos. 

Em 1997, na gestão do prefeito Claudomiro Gomes e da secretária de educação Maria das Neves Morais de Azevedo, iniciamos as atividades pedagógicas no dia 17 de janeiro com a elaboração do Plano Anual de trabalho, com a organização do Calendário escolar e com a organização e distribuição das turmas de alunos. No dia 17 de fevereiro teve inicio as aulas tanto do curso regular, quanto do supletivo.

Neste mesmo ano, em parceria com a comunidade, o Conselho Tutelar e o SINTEPE trabalhamos sobre a importância do processo educativo.

Em 1998, ocorreram mudanças administrativas em função da legalidade funcional dos servidores públicos, isto é, alterações conforme estabelecidas no concurso público municipal efetuado no final de 1997.

Nos anos de 1999 e 2000, esta escola esteve sob a direção da professora Geisa Soares Ribas; vice-diretora Maria das Graças da Silva Guedes; secretária Antônia Fernandes. Nesse período, a escola atendeu cerca de 1.104 alunos do Ensino Fundamental Regular e do supletivo, distribuídos em três turnos. Ainda em 1999, foi contemplada com a implantação de um laboratório de informática.

Em 2001 e 2002, no governo do prefeito Domingos Juvenil e da secretaria de educação Márcia Vasconcellos, a escola teve como diretor, o professor Ednaldo Rodrigues Cardoso; vice-diretor José Ribamar Duarte; secretária Francisca Ferreira de Sales.

Em 2003, passou a assumir a secretaria de educação, a profª Ronete da Costa Pereira. Nesse ano, administrou a escola Burlamaqui Lúcia Chiarrini de Moura; a coord. Pedagógica Sandra Maria de Araújo Estevão; a secretária Siloni Oliveira Monteiro da Silva que sugeriu a construção de passarelas cobertas no interior da escola.

Em 2004, conforme a certificação, a escola recebeu como diretor o professor Valdir Mota das Mercês; vice-diretora Lindinalva; coord. Pedagógica Lindalva Rocha da Silva; Secretária Siloni Oliveira Monteiro da Silva. Neste ano contou com 872 alunos no Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos. Nessa gestão a escola recebeu pintura e construção de duas salas: uma para biblioteca e outra para vídeo, bem como, a construção de passarelas cobertas no âmbito da escola.

A partir de 2005, na administração da prefeita Odileida Sampaio e da secretária de educação Nilcéia Alves de Moura Oliveira, a escola Burlamaqui recebe como diretora a professora Maria das Neves Morais de Azevedo, vice-diretor Givaldo Delfino da Silva; as coordenadoras pedagógicas: Kátia Mirella Lopes de oliveira e Maria Hilda Ribeiro da Costa e a Secretária Siloni Oliveira Monteiro da Silva.

Nesse período o Plano de Desenvolvimento da Escola, foi prioridade estabelecendo ações para melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Entre elas destacamos: Aula de Reforço de Matemática; Família na escola; Oficina de Leitura e Escrita, Disciplina Educativa; Evasão Escolar; Informática Educativa; Palestras Informativas e Datas Comemorativas.

Em 2008 a escola atendeu uma demanda de 871 alunos do Ensino fundamental de 4ª a 8ª série e da Educação de Jovens e Adultos de 1ª a 4ª etapas. Atualmente 100% do corpo docente é licenciado pleno atuando em suas respectivas áreas do conhecimento.

Destacamos ainda os projetos do Governo Federal, dos quais nossos alunos participam, entre eles: A Bolsa Família; A Prova Brasil, As Olimpíadas de Matemática; As Olimpíadas de Língua Portuguesa e também projetos do Município, como: O Concurso de Redação; O Projeto Esperança; O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI; O Centro Profissionalizante – CEPRO; O Projeto Oficina de Música; O Projeto Capoeira; O Projeto SEMEARTE; A Rede La Salles.

No ano de 2008 a escola Burlamaqui ganhou destaque em nível nacional pelo seu IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação com 4.0, tendo superado os resultados do Município com 3,6, do Estado com 3,1 e do Brasil com 3,7. Foi contemplada com o Projeto do MEC / PDE-Escola, que tem como foco a APRENDIZAGEM do aluno.

No ano de 2009, o PDE-Escola esteve em processo de execução com diversas atividades, das quais, destacam-se: a formação continuada dos profissionais que atuam nesta escola; a realização de simulados, Conselhos de Classe. A atuação do Conselho Escolar junto a gestão da escola, intensificou as ações educativas melhorado significativamente a qualidade do ensino e da aprendizagem.

Em 2010, foi dado continuação as ações do PDE com o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem; aquisição de recursos tecnológicos educacionais; construção de rampas de acesso às salas de aulas, banheiros e pátio. No que se refere ao IDEB, a Burlamaqui atingiu 4.4.

Atualmente, atende alunos matriculados no ensino fundamental de 5ª a 8ª série/ano e Educação e Jovens e Adultos - EJA


Visão geral da escola

Lateral esquerda da escola

Lateral direita da escola

1º bloco: entrada da escola

Visão das laterais e entrada principal
 

5 comentários:

  1. sou aluno de la e gosto muito do jeito que sou tratado devo muito a essa maravilhosa escola jose edson burlamaqui de miranda
    ass;ricardo batista linhares
    setima serie

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, que bela surpresa!
    Estive pesquisando sobre José Burlamaqui de Miranda.
    Sou professor há trinta e três anos. Depois de trinta anos ministrando aulas de Física para o Ensino Médio, estou há três dando aulas de cinema no Ensino Fundamental, isso mesmo, dou aulas de cinema para meninos de 11 a 14 anos. Os ensino a utilizarem seus celulares e criarem, filmarem e editarem suas histórias. Criei um Canal no YouTube e publico os vídeos que nossos alunos produziram.
    Adorei a bela história dessa escola.
    Hoje tirei para pesquisar algo sobre meu padrinho de batismo "José Burlamaqui de Miranda", que foi amigo de meu pai "Cícero Cavalcanti de Albuquerque" quando jovens e sabia que tinha sido deputado federal pelo Pará e que o conheci quando já morava em Brasília. Qual não foi minha surpresa ao saber que ele já foi prefeito em Altamira e como homenagem à sua memória tem essa valorosa escola de colegas tão dedicados e comprometidos.
    Parabéns belo bom trabalho!
    Um forte abraço,
    Erizaldo Cavalcanti Borges Pimentel

    ResponderExcluir
  3. muito bom recordar ,trabalhei nessa escola Durante 12 anos

    ResponderExcluir
  4. Era muito boa mesmo essa escola,
    Estudei no ano de 2007 lá na 5° série,
    Mas fui transferido pra outra cidade

    ResponderExcluir
  5. Vendo essas imagens passa um filme,bons momentos,boas recordações.
    Que sdds!

    ResponderExcluir