quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sete de Setembro: Resgatando as Manifestações Culturais em Altamira

Comemorar o dia sete de setembro é uma atividade cívica do calendário escolar. Atividade esta realizada a cada ano no Brasil. E no município de Altamira não é diferente.
A Escola Burlamaqui iniciou a semana da pátria realizando atividades no espaço escolar como: a realização de palestras ministradas por convidados especiais (representantes do Batalhão de Infantaria e Selva – 51 BIS e professores), canto do Hino Nacional e da Independência; hasteamento das bandeiras do Brasil, do Pará e de Altamira, conforme representam as imagem a seguir:




 
 










 No desfile de sete de setembro de 2011 foi abordado o processo histórico e cultural a partir da década de 90, considerando que Altamira é uma cidade revestida de culturas diversas, formada por imigrantes de várias partes do Brasil (e até do mundo).   O retrato que se pode fazer dela hoje é de uma sociedade mista na etnia, na cultura, na religiosidade. Uma mistura que enriquece o seu patrimônio cultural.
Partindo deste principio, foi justo resgatar essa cultura, valorizando o potencial intelectual dos nossos artistas. Por isso, a EMEF Burlamaqui evidenciou a cultura local, tendo como foco manifestações culturais artísticas expressas em livros e por monumentos. Homenagens foram feitas aos escritores e poetas locais. Confira nas imagems a seguir:






 
 
 
 
 
Edição e postagem: Sheleide Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário