sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Lixo Nosso de Cada Dia

              O lixo é, hoje, um problema que afeta todo o planeta. A produção excessiva do mesmo e o não tratamento e destino adequado vem comprometendo o bem-estar e a saúde das pessoas e do meio ambiente.
             Lixo constitui aquilo que genericamente se chamado de Resíduos sólidos, tais como: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
        O conceito de "lixo" pode ser considerado como uma invenção humana, pois em processos naturais não há lixo. As substâncias produzidas pelos seres vivos e que são inúteis ou prejudiciais para o organismo, tais como as fezes e urina dos animais, ou o oxigênio produzido pelas plantas verdes como subproduto da fotossíntese, assim como os restos de organismos mortos são, em condições naturais, reciclados pelos decompositores. Por outro lado, os produtos resultantes de processos geológicos como a erosão, podem também, a um escala de tempo geológico, transformar-se em rochas sedimentares. (Fonte: Wikipédia)
Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo (industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc.) gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista.
Diante dessa problemática, a EMEF José Edson Burlamaqui de Miranda está desenvolvendo o projeto “Lixo Nosso de Cada Dia”com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância do cuidado cm o lixo para o bem do meio ambiente e da saúde, alertando para os meios de preservação contra várias doenças, dentre elas a Dengue . 
 
 
Diretora Maria das Neves acolhendo a comunidade escolar
 

 

O referido projeto foi uma iniciativa das profª de Ciências Físicas e Biológicas , Gleyce de Oliveira (foto à esquerda)  e Sílvia Kinispel (foto à direita).

O projeto foi contemplado com a pareceria do Supermercado Castro Mix, localizado neste bairro (Boa Esperança) vizinho à esta escola. O mesmo teve início com um evento onde concentrou a presença e participação de todos os estudantes, professores, patrocinador e sua equipe. 

    Patrocinador do projeto e sua equipe
                                                  
Patrocinador Castro Mix proferindo discurso

Na ocasião foi apresentado o projeto à comunidade escolar: Seu objetivo, sua importância e a metodologia para a execução do mesmo. Também feita a apresentação dos materiais doados pelo patrocinador a serem utilizados no projeto (recipientes para coleta seletiva do lixo, baldes, vassouras, Confira nas imagens a seguir.

  
 
Professora Mariene Almeida prpferindo discusso

  
Apresentação de musica (aluno do Projeto Esperança)

Apresentação de ballet art

TV local (Líder e Livre) entrevistando Castro Mix
 
Mariais doados para o projeto
 

IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO

Apresentação do Projeto à Comunidade Escolar

1º passo: Apresentar aos alunos o objetivo do projeto, sua importância e a metodologia para a execução do mesmo.

2º passo: Presença e participação do patrocinador e sua equipe no enfrentamento a questão do lixo;

3º passo: Apresentação dos materiais doados pelo patrocinador a serem utilizados no projeto.


Orientações para utilização dos lixeiros:

1- Os cestos de lixo estarão dispostos na escola em quatro lugares estratégicos para melhor atender as necessidades dos alunos, uma vez que de agora em diante todo o lixo produzido pelos mesmos terão local específico para serem colocados.

2- O lixo será depositado nos cestos de acordo com sua indicação. Por exemplo: o cesto que tem como indicação a palavra “Papel” receberá apenas lixo proveniente deste material e assim os demais (metal, plástico e orgânico).

3- “Serão montados grupos em cada sala de aula (por turma) os quais serão identificados por Guardiões da Limpeza e Guardiões da Merenda Escolar”¹ (identificados por crachás) e estes grupos atuarão de forma a apoiar e orientar todos os alunos em locais como nos corredores, pátio, refeitório, área de esporte, enfim toda a área interna da escola inclusive as salas de aula.

4- Serão selecionadas com orientação dos professores, algumas equipes que terão como objetivo a produção de cartazes para conscientização da comunidade escolar.

5- Todos os alunos estarão envolvidos neste projeto para que possam aprender a importância da seleção do lixo, local certo para colocá-lo e também sobre doenças que podem ser transmitidas às pessoas, como podemos aproveitar o lixo, com a reciclagem, etc. e ainda campanhas para recolhimento do lixo interno e sua limpeza e campanhas para uso correto dos utensílios da merenda.

6- Cada aluno terá a responsabilidade de repassar o que aprendeu na escola, com as campanhas e palestras a serem ministradas.

7. Regras ou combinados do projeto a serem cumpridas no espaço escolar:

a) Manter a sala de aula limpa, colocando o lixo no cesto. Evite apontar lápis no chão ou na carteira, rasgar folhas de caderno e jogá-las no chão, cuide desse material;

b) Não é permitido lanche\guloseima (bombons; pirulitos, chicletes, salgadinhos e outros) na sala de aula;

c) Manter o espaço interno da escola (corredores, refeitório, banheiros, área de esporte e recreação e outras dependências) limpo, colocando o lixo nos seus respectivos recipientes (metal, orgânico, plástico e papel);

d) Respeitar e colaborar com os colegas representantes (guardiões da limpeza) do projeto;

e) Não é permitido jogar utensílios da merenda escolar (pratos, colheres, copos e outros) em lugar inadequado, como nas salas de aula, no pátio, nos corredores, nas pias externas e outros locais;

f) Evitar a poluição visual: rabiscar, mesas, quadros negros, paredes, entre outros;

8. As ações deste projeto estão fundamentadas nas normas do Regimento Escolar. Caso essas normas não sejam cumpridas, serão aplicadas as penalidades descritas no referido documento. O que diz o regimento interno com relação às penalidades descritas:

Art. 12 – Ao aluno, conforme a gravidade ou reiteração da falta ou infração cometida ás disposições deste Regimento ou da legislação específica serão aplicadas as seguintes penalidades:

I - Advertência verbal;

II - Advertência escrita, com anotações ou em documentos próprios (livro ata ou livro de ocorrência, pasta do Conselho de Classe);

III – Emitir por escrito um documento convocando os pais e ou responsáveis para conversa e orientação juntamente com os guardiões da limpeza e os coordenadores do projeto;

9. Todas as ações realizadas serão apresentadas no momento da culminância que acontecerá na última semana de novembro de 2011. Na ocasião far-se-ão presentes autoridades locais (representante da SEMED e SEMAT) e patrocinador do referido projeto (Supermercado Castro Mix).






Edição e postagem: Sheleide Alves

3 comentários:

  1. O projeto é bom, ajuda a conscientizar a todos de que se continuarmos a jogar lixo em qualquer lugar o mundo irá se esgotar.

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  2. A falta de educação ambiental é muito grave! Devemos lutar juntos em prol de um mundo melhor, sem lixo, poluição e etc. Parabéns pelo projeto!

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  3. ESSE PROJETO ESTA DANDO O QUE FALAR

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